Yoga e Sustentabilidade
Com o tempo de prática, é comum nos interessarmos por sustentabilidade e mudarmos alguns (ou muitos!) de nossos hábitos de forma natural e sem pressão. Mas já se perguntou porque isso acontece? Qual a relação do yoga com a sustentabilidade?
De forma simples, ser sustentável é buscar preservar da melhor maneira possível o meio ambiente, tentando suprir nossas necessidades presentes sem afetar as gerações futuras.
Um dos ensinamentos da filosofia do yoga é a compreensão da nossa interdependência em um ecossistema frágil. Vivemos em uma relação simbiótica com a natureza. Ou melhor, nós também somos a natureza. Dessa forma, como numa teia, tudo que fazemos reverbera nos outros e no meio ambiente.
O jeito que cada pessoa ou empresa trata a natureza, afeta o nosso presente e futuro.
Quando estamos praticando, a cada movimento atento e a cada respiração desenvolvemos mais clareza nos pensamentos e mais sensibilidade.
Despertamos nossa atenção e com ela a capacidade de reconhecer toda a potência e beleza da natureza. Dentro e fora de nós.
É dai que surge a vontade de cuidar bem de você, do seu corpo.De tratar bem as pessoas e a natureza.E de criar um impacto positivo no mundo a sua volta.
Começamos usando o corpo como ferramenta e olhando para dentro mas isso nos desperta para percebemos o quanto estamos todos conectados. E é por isso que a real sustentabilidade, além de hábitos mais saudáveis e preocupação com o meio ambiente deve incluir melhor distribuição de renda e diminuição das diferenças sociais.
Existe um mantra que eu adoro e que tem tudo a ver com o tema: Lokah Samastah Sukhino Bhavantu: "Que todos os seres sejam felizes e que os meus pensamentos, palavras e atos contribuam para a felicidade de todos os seres"
E você já tinha percebido essa relação? A prática de yoga já impacta nas suas escolhas e sua relação com o mundo a sua volta?
Comments