Yoga e ondas cerebrais
Você já deve ter ouvido falar que o yoga e a meditação podem trazer mais atenção e foco ou ainda melhorar nossa criatividade e humor. Isso acontece porque através deles acalmamos a nossa mente, colocando o nosso cérebro em um estado mais relaxado. Esse estado pode ser identificado através de ondas cerebrais.
As ondas cerebrais são fornecidas pela atividade elétrica das células do cérebro (neurônios) e são identificadas por um exame chamado eletroencefalograma. Partes diferentes do cérebro podem funcionar em diferentes frequências mas podemos dizer que, de acordo com a atividade que realizamos, existe uma onda cerebral dominante. Elas podem ser classificadas em:
Delta- as ondas delta são as mais devagares. Elas acontecem no sono profundo e em alguns estados meditativos e estão associadas ao inconsciente.
Theta- as ondas theta também estão associadas ao sono e aos estados meditativos. Elas acontecem nos sonhos, relaxamento profundo e ainda em práticas como a visualização e a hipnose. Nesse estado podemos ter acesso ao nosso subconsciente e experienciar e transformar emoções.
Alpha- são caracterizadas por uma presença desperta porém relaxada e passiva. Esse estado facilita a coordenação mental e a integração corpo-mente.
Beta- estão associadas ao pensamento consciente e foco no ambiente externo.Estamos em beta quando resolvemos problemas e interagimos com as pessoas. Em ondas betas mais altas experienciamos a excitação e ansiedade.
Gama- as ondas gama são as mais rápidas. Nelas o processamento de informação é super rápido e acontecem os insights. São associadas a superconsciência e despertar do amor universal.
O yoga e a meditação melhoram a habilidade de ajustar as ondas cerebrais, promovendo mais atenção e foco, e ajudam a aumentar as ondas alpha e theta. Esse aumento melhora nosso sistema imune e promove o bom humor e a criatividade.
Funciona mais ou menos assim: durante o nosso dia e atividades estamos em beta. Com práticas como o yoga e a meditação passamos a relaxar e acalmar os pensamentos, entrando em alpha. No yoga nidra e em meditações mais profundas podemos chegar em theta. No próximo estágio a mágica (como sempre!) acontece: o cérebro passa a produzir ondas gama, extremamente rápidas e sincronizadas.
Eu gosto de associar as minhas práticas de meditação e shavasana ouvindo frequências binaurais, sons que prometem ajudar nesse processo de atingir ondas cerebrais especÃficas. Eles são encontrados no YouTube ou Spotify mas eu tenho amado usar o app MindHz para isso. Além da melhor qualidade do som, encontrei lá alguns dos meus mantras preferidos.
Já tá querendo chegar em gama? Importante dizer que não temos controle sobre esse processo e que o yoga nos ensina a nos mantermos sempre disponÃveis e abertos. A cada dia experienciamos algo novo e diferente, não existe prática certa ou errada. Seguimos caminhando porque é nessa jornada que aprendemos e evoluÃmos.