Porque alinhamento importa
Como professores ou praticantes, é comum buscarmos o alinhamento perfeito mesmo sabendo que nossos corpos não são simétricos. Sabia que nosso pulmão direito é maior que o esquerdo e é bem comum termos uma perna mais forte que a outra? Além disso, é importante dizer que muitas posturas dependem de hipermobilidade (genética) ou proporções corporais específicas.
Quando mudanças de alinhamento vão além do padrão estético elas podem interferir em:
Propriocepção: como o seu corpo percebe sua posição para se manter em equilíbrio
Mobilidade: habilidade de executar movimentos de maneira eficiente
Adaptação: ensinando o corpo novas formas de se movimentar
Manejo da dor: redução de dores em posturas ou movimentos específicos
Sendo assim ele é importante mas pode ser diferente para cada praticante e isso depende exclusivamente de seu corpo e de sua história. O alinhamento é uma das muitas ferramentas que os professores têm e sua guiança deve ser mais focada nas sensações que cada asana traz do que em performar uma postura perfeita para os alunos copiarem.
Quando compreendemos que o alinhamento é individual e único, existe uma grande mudança na nossa prática. Substituímos a competição pelo prazer de se explorar e alcançamos um maior nível de compreensão e aceitação de quem somos.
Lembre-se sempre de usar a postura para chegar no seu corpo e não o contrário. Use e abuse dos props sempre que necessário. Boas práticas :)
Comments