Os três corpos e os cinco koshas
De acordo com o yoga, nossos corpos são multidimensionais e explorar e integrar essas diferentes camadas é o que leva a expansão da consciência e união com o todo. Essas camadas não devem ser vistas de forma separada mas sim como parte de um sistema conectado, em que uma influencia a outra.
Conhecido como shariratraya (corpo tríplice), esse modelo é divido em corpo físico, astral e causal. Dentro deles existem 5 koshas ou diferentes faixas vibracionais que unem matéria e consciência.
Corpo físico
Nosso corpo mais denso, é o corpo "de carne e osso". A partir dele nos movemos, respiramos…Ele está relacionado ao annamayakosha, a camada feita de alimento, e é constituído de 5 elementos: terra (prithvi), água (apas), fogo (agni), ar (vayu) e éter (akasha)
Corpo astral
Associado a nossos sentimentos e sensações, ele é relacionado a pranamayakosha (energia), manomayakosha (pensamento) e vijnanamayakosha (conhecimento).
Os elementos que configuram o corpo sutil são: cinco formas de vitalidade (pranas), cinco órgãos de ação (karma indriyas), cinco órgãos de conhecimento (jnana indriyas) e ainda, quatro faculdades psíquicas (em antahkarana).
Corpo causal
Traz nossa essência e dá sentido aos corpos anteriores. Relacionado a anandamayakosha, ele é como uma semente que carrega nossas experiências passadas, memórias, hábitos e informações dessa e de outras vidas.
Dessa forma, a integração que a prática propõe nos permite alcançar:
-maior conexão e aceitação do nosso corpo físico e suas singularidades;
-liberação de bloqueios energéticos;
-melhor compreensão de padrões repetitivos;
-mais autenticidade e sentido para a vida.
Nós já somos toda a potência e conhecimento e é transformador termos ferramentas como o yoga, que facilita essa percepção e reencontro. Eu gosto de dizer que os corpos e koshas podem funcionar como um guia que ajuda a explicar essa jornada que requer disciplina e dedicação. Quando estamos presentes e disponíveis, a vida toda se torna yoga. Boas práticas!
Comments