Nadis e Chakras
Prana, Nadis e Chakras são termos comuns para quem pratica hatha yoga. Entender o que eles significam é compreender melhor como a prática funciona e como ela impacta seu corpo e seu bem estar.
Prana é uma palavra em sânscrito que pode ser traduzida como energia vital. Essa energia está presente em tudo que é manifestado no universo. O prana inclui o calor e a eletricidade mas também energias mais sutis como sua energia mental. No nosso corpo o prana flui em canais chamados de nadis. Eles podem ser comparados com as veias e artérias mas estão presentes em nosso corpo prânico. Textos apontam que temos cerca de 72000 nadis espalhados pelo corpo mas os três principais são conhecidos como Ida, Pingala e Sushumna.
Ida Nadi
Ida é o nosso aspecto energético feminino e é geralmente representada pela lua. Associada ao sistema nervoso parassimpático, ela está relacionada aos nossos sentimentos e emoções.
Pingala Nadi
Pingala é o nosso aspecto energético masculino e é geralmente representada pelo sol. Associada ao nosso sistema nervoso simpático, ela está relacionada com a ação e lógica.
Sushuma Nadi
Sushumna carrega a energia de Kundalini e flui livremente quando Ida e Pingala estão equilibradas. É isto que leva ao despertar espiritual e iluminação.
Cada cruzamento de Ida e Pingala na coluna vertebral forma um chakra, eles são vórtex onde nossa energia prânica está concentrada. Emoções e traumas físicos ou emocionais podem alterar o fluxo de energia nesses pontos e levar a um desbalanço energético.
Ao aumentar a circulação de energia no corpo prânico, a prática de asanas, pranayamas e mudras contribuem para a purificação e nos trazem vitalidade e mais conhecimento de si. O mais lindo é que com o tempo, vamos criando mais consciência da nossa energia e entendendo melhor como manipulá-la e equilibrá-la. E você, já reparou como diferentes práticas causam diferentes impactos no seu corpo e energia?
Commentaires